Se você não é um (a) cozinheiro (a) experiente, sugiro que comece buscando receitas na internet (de sites conhecidos) e vá experimentando.
Vou colocar uma seleção dos temperos mais conhecidos (porque a lista de todos os temperos é muito grande, e é bom a gente começar com o básico).
Encontrei uma lista muito boa na internet, da Ailin Aleixo, da Gastrolândia.
Copiei de lá as informações, mas vou complementar com algumas informações que julgo importantes.
Os temperos você encontra em feiras livres, supermercados, etc. Eu gosto de comprar em feiras, são mais fresquinhos.
Lembrando que todo tempero deve ser usado com cautela, em pouca quantidade. Depois de acostumar a usá-lo você pode ir aumentando a quantidade e adequando ao seu paladar.
Abaixo há apenas algumas formas de uso, você pode buscar mais informações na internet e colocar sua imaginação para trabalhar. Vamos lá...
AÇAFRÃO

Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz con pollo.
AIPO OU SALSÃO
Há três tipos principais: aipo-bravo, aipo-verde e aipo-cabeça-de-nabo. O último, também chamado de aipo-vermelho, é muito comido cru, em saladas.
Uso: A semente de aipo tem uso recente, ao contrário do vegetal que é usado há séculos na Europa em caldos e molhos. As sementes podem ser adicionadas a massas para pães e biscoitos. O sal aromatizado com essas sementes fica ótimo em sopas, guisados e carnes antes de serem grelhadas. Gosto de usar o Aipo em saladas. Descasque até ficar com uma superfície uniforme. Coma em saladas ou use-o num caldo. Para salada: Corte em fatias, tempere com sal, limão e azeite.
ALECRIM
Usado desde 500 d.c., é originário do Mediterrâneo, nasce em solos ricos em cálcio e clima seco.
Usos: Excelente com carneiro, marinados, peixes, frutos-do-mar, vitela e aves de caça. Em batatas assadas fica ótimo.
ALHO
Bulbo subterrâneo de uma planta herbácea de 30 cm de altura. O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea são valorizados desder a Idade Média.
Usos: carne, frango, molhos de tomate. Dica: para eliminar o gosto forte que o alho tem, corte-o ao meio e retire o fio que tem dentro. A quantidade é uma questão de gosto. Para uma quantidade pequena de arroz (duas pessoas) costumo usar um dente de alho, ou apenas meio se o dente de alho for grande.
ALHO-PORÓ
Adapta-se melhor ao clima frio. Para seu uso, arranca-se a planta nova com raiz.
Usos: ótimo em receitas de molhos gratinados, em omeletes, suflês.
CANELA
A especiaria nativa do Sri Lanka é uma das mais difundidas pelo mundo.
Usos: o pau inteiro é usado para picles em conserva, pratos com frutas secas, chocolate quente. Moída, é ainda mais versátil: doces, cremes, pudins, mingaus, canjica, arroz-doce, banana frita, bolos, gemadas e tortas.
CEBOLA
Originária da Ásia, há milhares de anos é usada em inúmeros pratos ao redor do mundo. Existem muitos tipos. Os mais comuns são: Amarela: representa 75% da produção mundial. De sabor forte, se comporta muito bem em cozimentos demorados, caldos e sopas. Doce: inclui a Espanhola, a Bermuda, a Vidália e a Walla-walla. São ótimas quando recheadas e feitas no forno.
Vermelha ou roxa: é agradavelmente doce e é melhor consumida crua, em saladas.
Para conserva: pequenas, são colhidas com no máximo 2,5cm de diâmetro. Chipolina ou chalota: com sabor mais sutil, é a irmã rica das cebolas. São indispensáveis para preparo de molho béarnaise.
CEBOLINHA
Membro da família da cebola, porém de sabor delicado, é rica em vitaminas A e C. Deve ser adicionada no último instante de preparo para não perder sabor.
Usos: Combina muito com pratos a base ou que levem ovos, sopas, peixes.
COENTRO
Membro da família da cenoura, é extremamente popular em todo o mundo. Você encontra nas versões: folha fresca, grãos ou pó.
Usos: Pratos de peixe, camarão e galinha, picles, lentilha, assado de porco, recheio para aves.
COMINHO
Semente de uma planta originária do Oriente, já foi usado como substituto da pimenta-do-reino. Encontrado em pó ou em grão, é indispensável na cozinha alemã.
Usos: pães, queijos, licores, chucrute, chilli com carne, tomates, hambúrgueres, assados, batatas, caças, carne de panela, costela.
CRAVO-DA-ÍNDIA
Nativo do Zanzibar e da Malásia, é o botão seco de uma árvore da família myrthe.
Usos: inteiro, para melhorar o hálito e decorar pratos. Moído, combina com assados de panela, marinados, suco de tomate, abóbora, verduras, farofas, tortas de frutas, bolos.
CURRY
Trata-se de uma mistura de especiarias que varia de família para família e de região para região na Índia e na Tailândia. Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos
Usos: frango e todos os tipos de ensopados: de carnes, aves, peixes, frutos do mar e vegetais.
ENDRO
Tanto suas sementes quanto suas folhas são usadas largamente nas cozinhas escandinava, alemã e leste européia.
Usos: pães, guisados, raízes cozidas, peixes, cremes de queijo, omeletes, feijão verde, sopas frias.
GENGIBRE
Nativo do sudeste da Ásia, pode ser usado fresco, desidratado, cristalizado ou em pó.
Usos: caldas, bebidas, marinados, conservas, pudins, molhos, bolachas, carneiro, porco, vitela, pães.
HORTELÃ OU MENTA
Suas diversas variedades podem ser utilizadas tanto em pratos doces como salgados.
Usos: berinjela, temperos a base de iogurte, pratos com batata, geléia, molhos e pratos árabes. Com suco de abacaxi fica muito bom.
LOURO

Usos: Indispensável na feijoada, carne de panela. Combina com peixes, moluscos e carnes de caça. Cozinhe a folha junto com a carne.
MANJERICÃO
Um dos aromas mais importantes e difundidos da culinária, é nativo da Índia e possui vários tipos. Muitíssimo utlizado na cozinha italiana, onde é ingrediente básico do molho pesto.
Usos: Molhos de tomate, assados de carne, porco, hambúrguer, pato, carneiro, pizzas, batatas, cenouras, geléias.
NOZ-MOSCADA
A moscadeira é uma árvore que dá frutos por mais de 50 anos. A noz-moscada é encontrada moída e inteira, tem sabor doce, quente e levemente picante.
Usos: realçar sabor de carnes e legumes, bebidas com leite, pudins, sopas, aves, bolos, bolachas, bolinhos.
ORÉGANO
Tempero típico da cozinha italiana, suas folhas são mais usadas secas. Ao natural tem sabor mais suave.
Usos: todos os tipos de receitas à base de tomates, molho para churrasco, pratos com ovos e queijos, feijão branco.
PÁPRICA
É um pó avermelhado obtido através da maceração de uma variedade de pimentão doce. Muito utilizada na cozinha húngara, pode ser normal ou picante.
Usos: goulash, ovos mexidos, vitela, pratos de arroz, ensopados de carne.
PIMENTA-DO-REINO
Nativa da Índia, pode ser usada em grão ou moída. Para obter a variedade prata, é necessário colher os grãos verdes e secá-los; para a branca, apenas retira-se a pele exterior.
Usos: Extremamente versátil, vai bem como cobertura em saladas, marinados, sopas, molhos. Usar moída.
SALSINHA
Fonte de vitamina c e minerais, é muito empregada para realçar o sabor de todos os tipos de comida, exceto doces.
Usos: molhos de ervas e manteiga, peixes, carnes, aves, feijão, lentilha.
SÁLVIA
Nativa da Ioguslávia, a sálvia tem folhas aveludadas e cinzas muito aromáticas e ligeiramente azedas.
Usos: carne de porco, carneiro, vitela, cebolas, molhos, batata, marinados.
TOMILHO
Originário de uma planta da família da menta, tem sabor quente, aromático e, de suas cem espécies, apenas três tem uso culinário.
Usos: Churrasco de frango e carne, pratos com tomate ou queijo.
É isso pessoal, até a próxima!
Deu um show de informação hein Re? Parabéns!!!!
ResponderExcluirAdoreiiii...